Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Desvendando a uva zinfandel

Pois bem. No último fim de semana estávamos caminhando por um shopping no Rio de Janeiro quando nos deparamos com uma loja linda, cheia de vinhos! Tive que entrar, sabem como é! E, como toda boa loja de bebidas, a Lidador tinha rótulos de todo o mundo, eram diversas as opções! Meu namorado perguntou ao dono da loja sobre os vinhos da uva zinfandel, produzida especialmente na Califórnia. Me senti deslocada quando ele falou o nome de uma uva que eu nem conhecia... rsrs! O dono então nos mostrou com orgulho uma bela garrafa, e falou delicadamente sobre essa casta. A vontade de experimentar o vinho só aumentou mas, como vocês sabem, eu sou bolsista e não posso pagar mais de 100 reais em um só rótulo. Por enquanto! Quem sabe um dia?! =]

Saí da loja decidida a conhecer mais sobre essa uva, antes de experimentá-la! E decidi compartilhar com vocês um pouco sobre o que aprendi a respeito dela.

A uva zinfandel é uma variedade conhecida na Europa como primitivo e, quando foi levada para os Estados Unidos (por imigrantes italianos no século XIX), seu cultivo tournou-se popular na Califórnia. Atualmente mais de 10% das vinhas na Califórnia produzem zinfandel. 

 

Essa casta produz tipicamente um vinho tinto seco robusto, mas o paladar depende diretamente da maturação das uvas e do seu terroir : áreas mais frias resultam em vinhos com sabores voltados para "berries" vermelhas, como framboesa, enquanto áreas mais quentes produzem vinhos com notas de amora, anis e pimenta. 

Vinhos mais jovens são mais frutados, enquanto vinhos mais maduros apresentam notas predominantes de baunilha e tabaco. São tintos equilibrados, com boa persistência.

Em geral, harmonizam com steaks, massas condimentadas, filé mignon, lombo, pernil e aves. Também combina com queijos amarelos.

É isso, gente! Espero ter resumido bem as características dessa uva que tanto me chamou a atenção! Próximo passo: encontrar um vinho produzido com zinfandel, mas que caiba no orçamento de um bolsista! Se alguém tiver uma dica, será super bem-vinda! E se eu encontrar, conto para vocês, ok?

Bons vinhos a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário